Muitos consumidores, buscando preços mais baixos, compram mercadorias falsificadas. O que muitos desconhecem são os riscos que esses produtos trazem para a saúde, para os aparelhos, além dos prejuízos para a sociedade, com a sonegação de impostos.
Anualmente, o Brasil deixa de arrecadar com a pirataria mais de R$ 30 bilhões, segundo o CNCP (Conselho Nacional de Combate à Pirataria), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
A lista de produtos pirateados é grande e bem diversificada. De medicamentos a óculos escuros, hoje em dia quase tudo pode vir a ser uma imitação, porém, há o risco de ser mal feita, o que resulta em grandes problemas. Um dos casos mais conhecidos é o de filmes piratas.
Esse comércio se tornou tão comum que até em áreas comerciais centrais ou mesmo em shoppings são encontrados diversos filmes e jogos piratas. "Se a mídia for de má qualidade, e geralmente é, o canhão é obrigado a fazer um esforço maior pra ler o DVD, e isso faz com que ele se desgaste mais rápido e, assim, abrevia a vida útil do aparelho", diz Daniel Costa, técnico em eletrônicos.
No caso dos óculos escuros, as lentes, geralmente, não protegem contra raios UV, o que pode causar vários problemas aos olhos, como catarata, conforme informações do site do CNCP.
De acordo com dados do Sindemvídeo (Sindicato das Videolocadoras do Estado de São Paulo), o faturamento caiu de 30% a 50%, porque as pessoas preferem comprar as cópias e ter em casa do que alugar originais.
E os problemas não param por aí. Nos tênis, somente a aparência é imitada, deixando a qualidade de lado. “O amortecimento não existe, apenas tem um efeito estético. O uso de calçados piratas pode causar bolhas, calos e até mesmo problemas de ligamentos nos joelhos. Será que vale a pena arriscar?”, diz Mariana Soares, bacharel em fisioterapia.
Muitas pessoas desconhecem os danos que esses produtos causam, por isso, campanhas de conscientização vêm sendo feitas. Uma delas é a Pirata: Tô fora!,desenvolvida pelo Ministério da Justiça com o objetivo passar para a população brasileira os riscos da pirataria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário